12 de fev. de 2018

Com amor, Caloura: preparação física e mental

E aí, futuros calouros e calouras?

Hoje eu vou falar sobre preparação em época de vestibulares, mas principalmente na rotina de estudos.

Eu fiz um cursinho online para estudar, e um dos professores SEMPRE falava sobre ser uma maratona, sobre precisarmos nos preparar como atletas. Os pilares desse tipo de rotina é: estudo, descanso e lazer.

É exatamente isso que você leu. Pode parecer poético nas manchetes alunos que estudavam 12, 14 horas por dia, que desativaram as redes sociais, que não saiam com os amigos. Na prática, se você voltar a sua vida só e unicamente para o estudo, você não vai conseguir estudar direito.

É bem lógico e simples de entender, se a sua mente não estiver descansada, ela não processa, e ao invés de ter essas horas bem aproveitadas, você força seu cérebro e seu corpo e acaba não funcionando nada.

CLARO que quando falamos sobre um objetivo, alguns sacrifícios precisem ser realizados. Claro que você não vai também sair 5 vezes por semana e dormi 15 horas por dia. A palavra chave é a de sempre: equilíbrio.

Ao montar um cronograma de estudos, cronograma esse que é super pessoal porque ninguém conhece melhor a sua rotina do que você, coloque espaços de descanso entre os momentos de estudo. Saia com os amigos em um dia da semana ou assista um filme da sua preferência. Se possível, realize exercícios físicos.

Não se coloque no limite.

Para os estudos, especificamente, recomendo rotina de conteúdo, revisão e EXERCÍCIO. Fazer exercícios, principalmente do vestibular que se quer prestar e do ENEM é essencial para o melhor conhecimento da prova. Se possível, realize simulados.

Distribua bem seu tempo, lembre-se que sua saúde mental é a prioridade e que com organização e equilíbrio tudo se resolve de maneira saudável e com resultados.

Sei que o texto de hoje é bem clichê, e bem simples, mas tendo passado por isso sei que precisamos efetivamente ler/ouvir essas palavras.

Bons estudos! Tem alguma dica para essa rotina? Manda pra gente.

Com amor, Caloura.

Todas as segundas, no Contando Estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário